• Parede de pedras de recife secas no nanomar.

• Jacob4800

Parabéns à respeitável sociedade de marinheiros! Finalmente, decidi fazer um mar, ainda que pequeno. Planejo transformar um aquário padrão de 60 litros da "natureza" em um mar de 45 litros com um sump lateral de três compartimentos de 15 litros. A população planejada consiste apenas em um "yakota" e alguns palhaços em anêmonas. Pretendo iniciar com S.R.K. (pedras de recife secas) na exibição e com J.K. (pedras vivas) no sump. A escolha por S.R.K. (pedras de recife secas) se deve à ausência de ilegais, além da ideia de criar uma encosta contínua de pedras no centro do aquário, que se encaixaria firmemente (com silicone, se necessário) nas paredes traseira e lateral da exibição (como mostrado na imagem). A forma da encosta desenhada é muito condicional - planejo criar terraços para fixar corais moles. Minhas perguntas são se essa construção é prática (ficaria muito grato por um link ou pelo menos o nome de tal recife) para um volume de 45 litros. Será necessário selar com silicone, etc., as juntas entre a encosta e o vidro do aquário para evitar o fluxo de água entre a encosta e o vidro? A encosta clássica não me agrada porque uma parte significativa de sua superfície ficará oculta, enquanto em minha encosta toda a vida marinha estará "à vista".