• Lantânio, o assassino de fosfatos

• Tina

Olá a todos os marinheiros! Talvez meus experimentos sejam úteis para alguém. Recentemente, enfrentei um problema com fosfato alto e a relutância em gastar com anti-fosfato, pois não é barato, e como o sistema é de 650 litros, é necessário muito e frequentemente, como mostrou a prática, me levou a buscar alternativas. Acidentalmente, encontrei em fóruns que o cloreto de lantano reduz o fosfato. Depois de meio dia procurando esse reagente, que não é vendido nas lojas e é bastante caro, consegui encontrá-lo. Após receber o reagente e calcular com a ajuda de uma calculadora em um dos fóruns, adicionei na sistema. Não se pode adicionar diretamente, apenas no reator, que foi um skimmer. Inicialmente, o fosfato estava em 0,5. O cálculo foi para 7 dias, com 4,6 ml por dia. Após 5 dias, estava em 0. Era exatamente isso que eu buscava. A alegria não tinha limites. O sistema estava normal, a vida marinha em plena ordem, e o skimmer produzia muita sujeira escura. E agora a parte mais interessante: 50 gramas de lantano me custaram 87, dos quais foi preparado uma solução de 10,2 g em 1 litro de osmose. E dessa solução, usei 32 ml. A economia é mais do que impressionante. Qualquer aditivo incrível, que eu mesmo usei no início, pode ser preparado em casa e custa uma bagatela. Após 2 anos de aquarismo marinho, e nem falo do de água doce, cheguei à conclusão de que o mar não precisa ser necessariamente caro. Boa sorte a todos.