• Meu novo recife sem sump 60x40

• Robin

2.05.12 finalmente lancei meu novo aquário marinho de 60x40x45cm, com capacidade para aproximadamente 84 litros de água limpa. Estou tentando iniciá-lo apenas com rochas secas de recife (10kg) e adicionando bactérias da Prodibio, colocando 1 ampola no primeiro dia (Stop Ammo Start, Biodigest Start, Biodigest, Bioptim). Verei o que isso resultará. Entendo que o início com rochas vivas seria muito melhor, pois quando iniciei meu cubo de 35x35x35cm, nem mesmo houve surtos de cianobactérias, mas não quero lidar com a captura de possíveis vermes e palolo... Talvez eu adicione rochas vivas no filtro externo, assim os vermes não entrariam no aquário e as bactérias poderiam se estabelecer um pouco nas rochas (se eu estiver errado, por favor me corrijam). Não pretendo povoar o aquário com vida em uma semana, esperarei pelo menos um mês. O equipamento incl equipamento inclui: filtro de espuma Deltec MCE 300, bomba VorTech MP10e, em breve, adicionarei uma KORALIA NANO 900 para melhor circulação atrás das rochas. A iluminação é composta por um conjunto de 9 leds WBR de 3W cada, além de 1 lâmpada ATI Actinic 24W NEW e 1 lâmpada ATI Purple Plus 24W NEW. Ainda não liguei a iluminação, pois ainda não a instalei. Usei aproximadamente 6-7kg de areia CARIBSEA Aragalive Bahamas Oolite, resultando em uma camada de cerca de 1,5cm. Acho que é isso isso... Farei as fotos depois de instalar a iluminação. Como sempre, agradeço quaisquer críticas construtivas e sugestões sobre o que eu possa estar