-
Julie
Ninguém tentou manter os ctenóforos? Recentemente trouxe um pouco de moeda do Mar de Azov, plantei em um cilindro de vidro com nebulizador, peguei a água do meu M.A. (aquário marinho), diluí 1/3 do volume com 2/3 de osmose para obter aproximadamente a salinidade do Mar de Azov. Cometi um pequeno erro, ficou cerca de 15 partes por mil, mas eles estão bem, posso adicionar mais osmose. Com uma rede densa, transplantei os ctenóforos da água turva do Mar de Azov, e acidentalmente alguns estrepocéfalos vivos também foram parar lá. Por enquanto, tudo está normal e eles parecem ótimos, no mar eles fluoresciam em verde à noite quando os tirava da água, mas estou curioso sobre como organizar melhor a filtração e a alimentação e por quanto tempo consigo mantê-los? Além disso, a pergunta é quais das macrofitas comuns no M.A. (aquário marinho) podem se adaptar à salinidade do Mar Negro ou até mesmo do Mar de Azov? Por enquanto, estou tentando manter a Caulerpa racemosa, a Prolifera, a Botryocladia e a Chaetomorpha a 20 partes por mil. A Prolifera morreu quase imediatamente, as outras estão aguentando, mas o crescimento está claramente inibido por enquanto.