• Molusco (tridacna :) )

• Johnny

Colegas, ajudem-me com recursos sobre moluscos filtradores. Estou indo na direção errada na busca (tentei diferentes parâmetros, até como a tridacna, sl tridacna e outros). Tenho uma pedra com tubastraea. Embaixo – quebrada quase de forma reta, plana. Em cima – uma semiesfera. No meio – um padrão, como uma tridacna grudada. Coloquei no aquário, comecei a "alimentar e estimular". Em poucos dias, o coral começou a aumentar nos pólipos, soltando ao lado pequenos "filhotes". Após uma semana, notei que a pedra, pelo padrão "tipo tridacna", se abriu de 2 a 3 mm. Pensei que talvez tivesse apertado em algum lugar ao instalar na J.K. (pedras vivas). Outra semana depois, tive que mover o coral. Notei que a fissura havia desaparecido, fechou-se. Decidi observar. Na manhã seguinte, a fissura estava lá novamente e era visível uma manto de cor leitosa. Iluminei – o interior, algo como uma pente, tipo ciliado com 1 mm de espessura. Reage à luz de vez em quando – às vezes fecha, às vezes apenas diminui um pouco a abertura. Desculpem pela foto, ângulo muito desconfortável, não consigo pressionar o telefone contra o vidro. Alguém já teve moluscos desse tipo? O que alimentaram? Quanto tempo conseguiram mantê-los? (tchu 3r – o que havia no sistema após a morte?) Obrigado!