-
Helen
História. O aquário tem cerca de 3 meses, volume de 34L. Parâmetros da água: Nitritos - 0, Fosfatos - 0, pH - 8.0. Não há outros testes. Faço trocas de água de 7,5L uma vez por semana. Temperatura 25-26. Densidade 1.024. Luz 2 watts por litro, 50/50 de actínicas e 10k diurna. O problema é o seguinte: a actínia, após se mudar para o meu aquário, ficou um pouco esbranquiçada e começou a expelir muco. Eu a alimentava uma vez por semana. Ela estava piorando cada vez mais. Estava sempre se movendo, se arrastando no mesmo lugar... Há cerca de duas semanas, depois de pesquisar em sites estrangeiros, encontrei informações de que a crispa, que perdeu parte das zooxantelas, deve ser alimentada a cada dois dias até a recuperação total. Estou fazendo isso nas últimas duas semanas. A actínia começou a se sentir muito melhor. Aumentou de tamanho e começou a recuperar as zooxantelas. MAS! Ela está deitada em um lugar e nem tenta se fixar nas rochas vivas. Apenas fica ali... À noite, ela se abre pela metade. De manhã, um pouco de luz entra no aquário pela janela - assim ela parece de manhã antes de acender a luz - e assim, duas horas depois de acender a luz. A questão é: eu entendo que ela deve se fixar nas rochas vivas, certo? Por que ela não faz isso e nem tenta? P.S. A actínia está comigo há 2 meses. Eu sei que foi extremamente imprudente colocar a actínia em um aquário recém-iniciado, mas é o que temos... Agora está se preparando para a mudança para um aquário maior. Todos os outros habitantes estão se sentindo ótimos! Obrigado!