• Seriatopora se curva.

• James5103

Há uma seriátopora no aquário há cerca de seis meses. Há algum tempo (talvez algumas semanas) ela parou de liberar pólipos e agora está descamando (relativamente rápido, a diferença em um dia é visível a olho nu). Posso fazer algo agora, além de assistir enquanto ela morre? Não consigo dizer exatamente como começou o problema. Lembro que começou a soltar zooxantelas (mucos marrons dos pólipos), e mais ou menos na mesma época parou de liberar pólipos. É difícil dizer o que aconteceu então. A coisa mais radical que consigo lembrar é que, na época, parece que coloquei uma dose excessiva de anti-fosfato da API no filtro. Mas isso não é certeza. Ou talvez tenha trocado o sal (Reef Crystals para PM Pro Reef). Quem sabe. Não acho que alguém a esteja comendo - não há ninguém. Nitratos/fosfatos - na borda da visibilidade, se não abaixo (Salit). kH 8 (API). Não tenho outros testes. Outra seriátopora, assim como caulastrea, montipora digitata, duncan, blastomussa e ricordeas/umbrelas estão se sentindo bem. Embora o crescimento da digitata eu caracterizaria como... bem, provavelmente ausente. Agora tirei o anti-fosfato, não há carvão, diminui a luz e aumentei a alimentação. Na minha opinião, é em vão. Não sei o que mais fazer. P.S. Imagem maior.