-
Bryan1851
De modo geral, esse problema também me afetou. Trouxe o Cryptocoryne com a Zebra Amarela para o aquário, mas o primeiro a ser afetado foi o Scopas, ou talvez tenha sido mais visível nele. Depois, passou para o Scopas, tentou se instalar na Liza Lo, mas sem sucesso... e atacou a Amarela, de uma forma que não havia lugar vivo... ela se coçava nas pedras, havia pontos brancos em todas as nadadeiras e no corpo... isso aconteceu antes da minha viagem ao mar no último domingo... depois, ninguém cuidou do aquário por uma semana, a luz estava pela metade e não havia ração... pensei que ao voltar encontraria o corpo frio da Amarela... mas, para minha surpresa, ela não só se livrou do Cryptocoryne, como também engordou com a ração (quase não restou ao voltar). Agora, a questão é que quero introduzir cirurgiões azuis no futuro. Preciso mesmo me preocupar com a UV (tenho uma de 18W), fazer plâncton, etc., ou o Cryptocoryne se resolveu sozinho? (li muito no AquaLogo, onde recomendam algumas medidas drásticas - banhar o peixe em osmose antes de colocá-lo, UV a 38 e não menos).