-
John3165
Quem é muito irritado por "perguntas estúpidas" de iniciantes, peço que ignore este tópico. Infectado pela ideia de criar um canto marinho em casa, surgem muitas perguntas. E se você também é iniciante neste assunto, torna-se ainda mais difícil. Quem puder, peço ajuda para entender este empreendimento tão importante. Há um prazo de meio ano para esclarecer,ler, avaliar, depois comprar tudo e iniciar um aquário saudável e bonito, sem erros trágicos, se possível. Não recuso ler livros, serei grata por links e conselhos. Bem, vamos começar. Claro que há o desejo de colocar um aquário enorme, que, como entendi das conversas nos fóruns, é mais fácil de manter do que os de menor volume, mas, infelizmente, não há espaço em casa para ele, pois além dele há outros volumes não tão pequenos. Portanto, fiquei entre os volumes de 40-60 litros (terei que comprar) ou 100-120 litros (já tenho disponível). O volume depende do que vai viver lá... O objetivo é 5-6 peixes no total. Obrigatoriamente! - um casal de peixes-palhaço. Os demais tanto faz, desde que não "se sufoquem de felicidade por coexistir" + 1-2 camarões ou estrelas-do-mar, conforme as circunstâncias. Dizem que um casal de palhaços pode ser mantido em 40 litros, mas depois de ler, descobri que eles crescem até 9 cm, e então me perguntei se não ficará apertado para um peixe desse tamanho em 40 litros? Pergunta 1: então, o que será melhor para este plano? 40-60 litros ou ainda