• Dê um conselho

• Christopher7213

Fiz minhas perguntas no AKVALOGO, mas ninguém me aconselhou, me atormenta a dúvida... "como construir rochas no aquário com largura de 105 cm, altura de 70 cm (também gostaria de esconder a coluna de escoamento) e largura de 40 cm...! Lego - isso é claro... mas também quero deixar saliências para corais. Orientativamente, a coluna de esgoto estará no centro, e ela será a principal rocha subaquática com todos os habitantes... virtualmente, eu imagino isso, mas como isso se concretizará na vida real é outra questão... realmente, provavelmente terei que colocar algum tipo de suporte de tubos e fixá-los às rochas vivas... outra pergunta me atormenta... Não sou a favor do DSB (é melhor adicionar mais rochas vivas - é mais útil e decorativo no aquário - esta é a minha opinião), mas mesmo assim, se colocar um DSB de 10-12 cm... Pergunta 1: primeiro as rochas, depois a areia, ou o contrário? Pergunta 2: as rochas que estarão na areia podem, com o tempo, "afundar" nela, comprometendo a resistência da estrutura, e se forem colocadas em suportes na forma de tubos, não haverá "zonas mortas" nesses tubos... pois é possível fazer um "pódio" de 10-12 cm para as rochas... e todo o espaço livre cobrir com areia... mas então o volume do pódio será igual (ou talvez maior) ao volume do DSB... e qual é o sentido disso...?? a questão pode ser resolvida no sump... mas mesmo assim???