-
Tammy
Olá, amigos. Estou lidando com o mar há 7 anos, mas ainda não me tornei um profissional. Meu aquário atual tem 470 litros e um sump de 105 litros, com 3 anos de funcionamento. E durante esses três anos, venho lutando contra cianobactérias, dinoflagelados e algas filamentosas. Estou sem forças. Não adquiro novos habitantes enquanto houver problemas com a água. Os moradores são uma borboleta, dois palhaços, duas fêmeas, um cardeal, e a primeira peixe que tive, que vive há 7 anos. Tive algumas perdas, mas não foram grandes, não gosto de fazer os animais sofrerem. Também tenho um caranguejo-eremita e uma sinularia. No geral, os testes mostram NO3 > 100, PO4 1. Fiz de tudo, coloquei um scrubber, mas não adiantou. Usei produtos da Prodibio, Bio Clean, mas enquanto aplico, nada acontece, e assim que paro, fica ainda pior. Adicionei J.K. (pedras vivas), já são cerca de 50 kg. Adicionei água viva. Faço trocas de água a cada duas semanas, 15%. Estou batendo a cabeça na parede, é inútil. Medi a água do osmose após a salinização, nitrato e fosfato estão altos. Medi o carvão, que troco a cada 2 meses, 1 kg, fosfato está em zero. Suspeito do enorme arenito que coloquei por engano na base do recife, mas não posso desmontar o recife. Há dois meses estou adicionando vodka, cheguei a 5,5 ml, mas não vejo resultados. Senhores camaradas, não sou preguiçoso, mas algo não está funcionando, ajudem-me com conselhos, não deixem um marinheiro encalhar. Vou adicionar fotos dos melhores tempos e agora, após a ampliação do aquário. A primeira foto é do aquário antigo. P.S. Editei e ampliei a foto do seu aquário.