-
Diana7891
É um milagre que me ajudou a limpar 450 litros de aquário de algas. Vou começar do início. Ao iniciar, não vi nenhuma alga, nem briopsis, nem filamentosa, nem diatomáceas, e muito menos dinoflagelados. Crescia uma espécie de pelúcia quase invisível que desapareceu rapidamente e eu não a observei por seis meses. Aos poucos, carregando o aquário com corais e peixes, houve uma falha na bomba do skimmer. Ao chegar em casa, vi em vez de água um líquido leitoso, os corais fechados, caramujos de cabeça para baixo, camarões se movendo com dificuldade, um horror. Fiz uma troca de 50%, coloquei carvão e anti-fosfato, e gradualmente equalizei os parâmetros da água. As perdas foram ouriços, camarões variados, montipora, uma grande euphyllia marrom (que lutou por muito tempo pela vida), e pensei que havia alguma vida nas pedras, porque senti todas as delícias de iniciar. Fui lidando com algas, briopsis, filamentosa, filamentosa rosa, etc. Lutei por seis meses. Os parâmetros foram reduzidos a 0 (nitrato e fosfato). No aquário de algas, nada cresce, quase tudo está vivo, mas no aquário, a briopsis prospera. Resumindo, o coelho (molusco) e a raposa (peixe) limparam meu aquário em uma semana. Eles já não têm o que comer e eu lentamente estou retirando as pedras cobertas de algas do sump. Vou alimentar a raposa, mas o coelho preciso passar para alguém que também tenha problemas com algas. Compartilhem suas experiências na luta contra esse problema (algas), será agradável e útil para os novatos lerem, embora o tema não seja novo.