• Iluminação adequada do aquário marinho

• Bridget

Recentemente me tornei proprietário da luminária Pacific Sun Hyperion R2. Esta luminária possui o que é chamado de programa de iluminação Bali. Os dados desse programa foram retirados diretamente das condições naturais do habitat do recife de corais. Estou anexando uma foto do gráfico, em relação ao tempo e à potência. Até agora, meu aquário foi iluminado com três tipos de lâmpadas LLL: branca, azul e vermelha. A sequência de iluminação era: Manhã azul, Dia azul, branca e vermelha, Noite azul. Posso estar enganado, mas ainda assim confio nos desenvolvedores do programa Bali, e com base nisso, a ordem de funcionamento das lâmpadas deveria ser assim: Manhã vermelha, Dia azul, branca e vermelha, Noite vermelha. E a proporção das lâmpadas poderia ser 45% vermelha, 20% branca, 35% azul, isso eu estimei a olho, em relação ao gráfico, posso estar errado. Ou seja, para a luminária de 6 por 54 watts, que eu usei antes, a disposição das lâmpadas deveria ser: Três vermelhas, Uma branca, Duas azuis. Mas, por algum motivo, no padrão, todos recomendam a preferência pela cor azul, enquanto a vermelha é considerada secundária. Talvez seja necessário adicionar mais espectros vermelhos à iluminação do aquário, ou não? Se olharmos para o gráfico, durante o dia predominam os ultravioletas, laranja e vermelho, o branco nem chega a atingir seu valor de 100%, e o azul no gráfico aparece em forma de parábola. Peço que compartilhe sua opinião sobre essa questão.